A música folclórica é a expansão, o desenvolvimento livre do próprio povo expresso pelo som. Villa-Lobos
Villa-Lobos fez do Brasil a inspiração primordial de toda sua obra. Apesar de flertar com diversas técnicas composicionais europeias, e claramente reconhecer-se influenciado por compositores do velho mundo, nunca deixou de inserir em sua música o seu país e cultura.
Um exemplo claro disso é a Ciranda No.4, baseada em duas melodias tradicionais do cancioneiro popular brasileiro: "O cravo Brigou com a Rosa", famosa melodia que dá nome à peça; e Sapo Cururu, melodia apresentada na parte intermediária da obra.
Esta ciranda é estruturada na forma ternária ABA', onde A apresenta o tema "O Cravo brigou com a Rosa". Com forte aspecto percussivo e de toccata, nesta parte a melodia é exposta no topo de uma série de acordes em semicolcheias alternadas que criam movimento e uma sonoridade de cluster, influência de correntes estéticas da época como se vê no politonalismo de Stravinsky.
Após expor o tema uma única vez, o trecho culmina em uma escalada ascendente em fortíssimo para dar lugar à parte B da peça, que contrasta em caráter e sonoridade com a primeira. Saímos de uma sonoridade industrial para uma França impressionista e intimista; desta vez o tema é apresentado sem muita interferência e ouve-se na mão esquerda um acompanhamento que remete à rítmica brasileira. A melodia tradicional do Sapo Cururu é elaborada em um pequeno cânone na mão direita explorando os registros agudos do piano.
As melodias do cancioneiro infantil foram amplamente utilizadas por Villa-Lobos, especialmente no repertório didático para o piano. Exemplo disto é a série "Cirandinhas" e o "Guia Prático", conjunto de peças tecnicamente mais acessíveis e de caráter mais pedagógico. A ciranda apresentada aqui integra o conjunto de 16 "Cirandas" - obra mais desafiadora e de importante relevância no repertório brasileiro para piano do século XX - que mostram a incrível capacidade do compositor em sincretizar um vanguardismo estrangeiro ao popular brasileiro de forma tão genial e pessoal. Viva Villa!
Referências:
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