Dois anos depois, muda-se para Paris e escolhe a cidade como seu novo lar, permanecendo lá até sua morte. O efeito da grande efervescência cultural parisiense influenciará grandemente as composições de Burgmüller. Ele fez grande fama como professor de piano na cidade e muito de sua obra é dedicada à pedagogia desse instrumento. A genialidade do compositor aliada à habilidade de análise de mercado fez com que ele suprisse uma demanda da aristocracia por peças de grande musicalidade e demanda técnica acessível, abraçando assim desde estudantes de piano em seus anos iniciais até músicos profissionais.
Além de suas composições no estilo parisiense de "música de salão", de grande sucesso nos salões do século XIX, a obra Burgmüller é vasta e prolífica abrangendo noturnos, música de câmara, polonesas, valsas, fantasias e os balés "Lady Harriet" e "La Péri". Suas obras mais famosas são provavelmente seus "25 Estudos Progressivos Op.100" seguido por seus "18 Estudos Característicos Op.108", escritos para o pianista que está no nível intermediário de seus estudos. Eles são até hoje cruciais na educação elementar do pianista, combinando adequadamente o desenvolvimento da qualidade sonora, toque & timbre, ideias interpretativas mais elaboradas aliada de um estudo técnico que juntos pavimentarão um caminho à uma maturidade musical do intérprete.
"...his appealing collections of studies Opp. 100, 105 and 109 still have a reputation as useful, melodious teaching material even today. They show an insight into the problems of piano-playing which was unusually deep for the time, and confront pupils with diverse tasks, the mastery of which motivates every pupil to devote further study to these attractive musical miniatures."
1.Candura
3. Pastoral
6. Progresso
8. Graciosa
9. A caça
10. Flor Viçosa
11. Alvéola
12. Adeus
13. Consolação
14. Estíria
15. Balada
16. Doce Tristeza
17. Tagarela
18. Inquietação
19. Ave Maria
20. Tarantela
21. Harmonia dos Anjos
23. O Regresso
24. Andorinha
25. O Cavaleiro
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