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Debussy e a garota dos cabelos de linho


Debussy nasceu em 1862  em Saint-German-en-Laye, foi um dos maiores compositores franceses e uma das figuras mais importantes da música européia na virada do século XX. Embora não gostasse, Debussy era visto como um compositor impressionista devido sua música possuir uma idéia melódica não linear e uma harmonia às vezes ambígua, como um quadro impressionista sem traços definidos.  Em oposição ao termo adotado pelos críticos sobre sua música, o compositor disse:  



Pierre-Auguste Renoir
      La Yole
 (O esquife), de 1875, da National Gallery de Londres
“Eu estou tentando fazer algo diferente—um efeito da realidade...ao que os imbecis chamam de “impressionismo”.



Em sua música, Debussy empregou escalas não tradicionais, (pentatônicas, escalas de tons inteiros) bitonalidade e uso frequente de acordes paralelos; o que não era comum até então. 
Melodias diluídas, vozes em movimentos paralelos e ambiguidade tonal são recorrentes em sua obra. Ele evita propositalmente ritmos, melodias e progressões harmônicas bem delineadas afim de evocar sensações, uma ideia de "clima" ou "atmosfera" sonora ao invés de imagens claras e concretas.




Debussy compôs um total de 24 Prelúdios para piano divididos em dois cadernos.  Com uma variedade enorme de climas e intenções, os prelúdios transitam entre paisagens sonoras calmas e suaves a virtuosos e explosivos temas; evocando qualidades como a natureza, aromas, danças, e locais existentes ou mitológicos.  Uma peculiaridade dos prelúdios, é que todos possuem um nome anotado sempre ao final da partitura, para que o intérprete faça primeiramente sua idéia pessoal do texto musical e entenda o caráter descritivo do título do autor apenas como uma sugestão. No  prelúdio “La fille aux cheveux de lin” é possível ver algumas dessas características.

Baseado em um poema do francês Leconte de Lisle,  “La fille aux cheveux de lin” descreve fisicamente uma garota e uma paisagem campestre sob o olhar de um jovem encantado pela sua beleza.
Segue o poema no seu original e  uma tradução completamente A-MA-DO-RA feita por mim, que creio servirá (ou não rs) pra entender o texto.




Gravação do pianista polonês, Krystian Zimerman 


 No tema do prelúdio Debussy utiliza a escala pentatônica, formado quase que inteiramente pelas teclas pretas do piano, com exceção do fá natural, seguido de uma cadência plagal:




Mais adiante, há uma variação do tema.


Acordes maiores e menores em movimento paralelo.



         A armadura é de clave de Gb maior, embora existam apenas duas cadências nesse tom em toda a música, e haja uma constante ambiguidade em relação à Eb menor ele acaba em uma cadência autêntica perfeita em Gb. 




REFERÊNCIAS

HOBSBAWM, Eric.Era dos Extremos: o breve século XX . São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
BOULEZ, Pierre. A Música de Hoje 2 . São Paulo: Editora Perspectiva, 1985. 
KLEIN, Michael L. e REYLAND, Nicholas. Music and Narrative since 1900 . U.S.: Indiana University Press, 2012
BURKHART, Charles.  Anthology for Music Analysis. Stamford: Cengage Learning, 2003. 
CANDÉ, Roland de. História Universal da Música. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 
CARPEAUX, Otto Maria.Uma Nova História da Musica . Rio de Janeiro: Ediouro, 1999

GROUT, Donald. e PALISCA, Claude.História da Música Ocidental.Lisboa: Gradiva, 2005.
HOFMANN, Josef. Piano Playing with Piano Questions Answered  Philadelphia: Theodore Presser Co., 1920. 
Articles About Music
Disponível em http://www.teoria.com/
Acesso em 20 de Dez. 2011
BBC Portuguese - Renoir
Disponível em http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1447_renoir/
Acesso em 20 de Dez. 2011
Delapoésie, Leconte de Lisle
Dsiponível em http://www.delapoesie.free.fr/delisle_la_fille_aux_cheveux_de_lin.php
Acesso em 20 de Dez. 2011

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5 Comentários

  1. Parabéns pelo Blog! Excelente!

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    1. Obrigado MissyJuly,

      Ando sem tempo para novas postagens no blog. Mas passe por aqui mais vezes que uma hora ou outra terá algo novo e interessante.

      Abraços!

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  2. adorei essa postagem! parabéns!

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  3. Parabéns pela postagem! Muito interessante saber mais sobre esse prelúdio que eu estou tocando no piano. Saudações

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