Advert

some text

Música sem Fronteiras



    "My true guiding principle...which I have been fully aware of ever since I have come upon myself as a composer: the ideal of the brotherhood of peoples, brotherhood created despite war and all conflict. It is this ideal which I work with all my power to serve through my music; this is why I do not avoid any influence, be it from Slovak, Rumanian, Arabic or any other source. The only thing that matters is that the source be pure, fresh and healthy!"
Béla Bartók



Béla Bartók e seu filho Peter, 1932

     Béla Bartók (lê-se Bêla Bártôk) foi um compositor húngaro, nascido em 1881 e um dos criadores da etnomusicologia. Junto de seu amigo e compositor Zoltan Kodály viajou pela região dos balcãs coletando de forma metódica e científica a música tradicional dos diferentes povos desta região. Em sua obra procurou incorporar a música folclórica não como uma simples citação ou referência mas como um elemento estrutural da sua música. 
    Considerado um dos maiores compositores do Séx XX, Bártok  deixou um legado enorme para a música: um extenso repertório para o piano, dentre eles o pedagógico Mikrokosmos, um concerto para viola, 3concertos para piano, quartetos de cordas, 2 concertos para violino, música de câmara, a ópera O Castelo do Barba Azul, dois ballets O Mandarim Miraculoso, O Príncipe de Madeira e outras obras mais. Contudo, talvez a maior contribuição de Bartók à humanidade: seja o interesse e busca por uma forma de registrar, catalogar e manter viva a cultura e criação musical de um povo.





"Este a székelyeknél" (Uma tarde no vilarejo)

    A música a seguir foi inspirada em um canção folclórica da região da Transilvânia, que atualmente pertence à Romênia, mas que fazia parte do extinto império Austro-Húngaro onde ainda habita uma minoria húngara. Ela é a quinta peça de uma coletânea intitulada "10 peças fáceis para piano". De cunho pedagógico, as peças são baseadas em ritmos e melodias tradicionais da região dos balcãs. Abaixo você confere a peça sendo executada ao piano pelo próprio compositor, que antes anuncia o nome da obra em húngaro "Este a székelyeknél" seguida da peça de número 10, "Dança do urso". O segundo vídeo mostra uma versão orquestral da mesma peça.






REFERÊNCIAS

Béla Bártok Memorial House
Disponível em: http://www.bartokmuseum.hu
Acesso em: 24 de Jan. 2012
Boosey & Hawkes
Acesso em: 27 de Jan. 2012
Forvo
Disponível em: http://www.forvo.com/
Acesso em: 26 de Jan. 2012
Thoughts on a Train
Acesso em: 27 de Jan. 2012

Postar um comentário

0 Comentários