Advert

some text

Friedrich Burgmüller: Estudos para piano Op.100


 

           Friedrich Burgmüller foi um prolífico compositor do período romântico, famoso na Paris do século XIX por suas composições para piano no estilo "música de salão", tendência por toda Europa. Nascido em 1806  em Regensburg, Alemanha, vem de um berço ricamente musical: seu pai era diretor musical em Weimar e sua mãe cantora e professora de piano. Seu irmão mais novo, Norbert Burgmüller foi também um importante compositor.  Em 1829, o jovem Friedrich muda-se para Kassel para estudar com Spohr e Hauptman; em 1830 na mesma cidade ele deu seu primeiro recital como pianista.

    Dois anos depois, muda-se para Paris e escolhe a cidade como seu novo lar, permanecendo lá até sua morte. O efeito da grande efervescência cultural parisiense influenciará grandemente as composições de Burgmüller. Ele fez grande fama como professor de piano na cidade e muito de sua obra é dedicada à pedagogia desse instrumento. A genialidade do compositor aliada à habilidade de análise de mercado fez com que ele suprisse uma demanda da aristocracia por peças de grande musicalidade e demanda técnica acessível, abraçando assim desde estudantes de piano em seus anos iniciais até músicos profissionais. 

     Além de suas composições no estilo parisiense de "música de salão", de grande sucesso nos salões do século XIX, a obra Burgmüller é vasta e prolífica abrangendo noturnos, música de câmara, polonesas, valsas, fantasias e os balés "Lady Harriet" e "La Péri". Suas obras mais famosas são provavelmente seus "25 Estudos Progressivos Op.100" seguido por seus "18 Estudos Característicos Op.108", escritos para o pianista que está no nível intermediário de seus estudos. Eles são até hoje cruciais na educação elementar do pianista, combinando adequadamente o desenvolvimento da qualidade sonora, toque & timbre, ideias interpretativas mais elaboradas aliada de um estudo técnico que juntos pavimentarão um caminho à uma maturidade musical do intérprete.

 

"...his appealing collections of studies Opp. 100, 105 and 109 still have a reputation as useful, melodious teaching material even today. They show an insight into the problems of piano-playing which was unusually deep for the time, and confront pupils with diverse tasks, the mastery of which motivates every pupil to devote further study to these attractive musical miniatures."

1.Candura


  2. Arabesco
 

3. Pastoral


 
4. Pequena Reunião

 
 
 
5. Inocência

6. Progresso
 
7. Riacho

 

8. Graciosa

 

9. A caça

 

10. Flor Viçosa


 

 11. Alvéola


 12. Adeus


 

 13. Consolação


 

14. Estíria


 

15. Balada



 16. Doce Tristeza


 

17. Tagarela


 

18. Inquietação


 

19. Ave Maria



20. Tarantela



21. Harmonia dos Anjos

 

 
22. Barcarola
 

23. O Regresso


24. Andorinha


 

25. O Cavaleiro





Postar um comentário

0 Comentários